Onde fazer curso de corretor de imóveis? Veja dicas e informações

Onde fazer curso de corretor de imóveis

O mercado imobiliário está aquecido, o que impulsiona a demanda por profissionais qualificados para intermediar a compra, venda e aluguel de imóveis. Se você está pensando em ingressar nesse ramo, provavelmente sua dúvida é: onde fazer curso de corretor de imóveis?

Uma carreira na corretagem oferece vantagens valiosas para muitas pessoas, como:

  • Autonomia para escolher como trabalhar (autônomo, CLT, contrato, etc.);
  • Horários de trabalho flexíveis;
  • Bom potencial de renda;
  • Atuar em um mercado promissor.

Mas, então, qual curso fazer para ser corretor de imóveis e onde fazer? Quanto tempo leva para terminar o curso e começar a atuar na área? É preciso fazer estágio? 

Neste artigo, você encontra as respostas para todas essas dúvidas, outras informações relevantes, e uma dica de onde fazer curso de corretor de imóveis que combina preço acessível e qualidade de ensino. 

Vamos lá?


Qual curso fazer para ser corretor de imóveis?

Para ser corretor de imóveis, é necessário concluir o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), uma formação reconhecida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Essa formação ensina tudo o que é necessário para atuar na área, com temas como legislação, mercado imobiliário, avaliação de imóveis, captação de clientes e muito mais. Após a conclusão e o registro no CRECI, já é possível começar a atuar na área.

Mas e a faculdade? É necessário ter para atuar como corretor de imóveis? Embora seja uma vantagem (em alguns casos), não é obrigatório ter ensino superior para atuar na corretagem. Ou seja, basta completar um curso profissionalizante, como o TTI. 

Onde fazer curso de corretor de imóveis?

O curso Técnico em Transações Imobiliárias pode ser feito em diversas instituições de ensino. Em São Paulo, por exemplo, o Colégio Lapa é uma boa opção.

Com corpo docente experiente e estrutura completa, o Lapa oferece um ensino de qualidade que prepara o aluno para o mercado de trabalho. 

A grade curricular tem conteúdos como legislação imobiliária, avaliação de imóveis, comunicação e marketing imobiliário. 

O curso tem formato EaD (educação a distância), mas com com exame final da sede do Colégio, no bairro da Lapa, na capital paulista. 

Se você busca uma formação de qualidade para iniciar sua carreira como corretor de imóveis, o Colégio Lapa é a escolha certa!

Qual o valor de um curso de corretor de imóveis?

curso de corretor de imóveis

O valor de um curso de corretor de imóveis costuma variar bastante, dependendo da instituição, carga horária e outros fatores. No Colégio Lapa, o curso completo fica a partir de 620 reais, que é um investimento acessível para quem busca uma formação de qualidade.

Além disso, o Lapa oferece diversas opções de pagamento para facilitar o acesso ao curso. 

Quantos anos dura o curso de corretor de imóveis?

Geralmente, o TTI tem uma duração mínima de oito meses, mas pode se estender a até 1 ano. O tempo varia de instituição para instituição. 

O que é preciso para fazer curso de corretor de imóveis?

Para fazer o curso de corretor de imóveis, basta ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio.

Mas, caso você ainda não tenha o ensino médio completo (ou mesmo o fundamental), uma possibilidade de concluir essa formação de forma simplificada, acessível e rápida é por meio do supletivo a distância! Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo sobre o tema

Áreas de atuação

Uma das vantagens de escolher atuar como corretor de imóveis é a liberdade de optar por diferentes tipos de atuação, seja como autônomo, CLT ou por contrato. Já em relação aos nichos de mercado, podemos destacar:

  • Alto padrão: atender clientes que buscam propriedades luxuosas e exclusivas;
  • Investidores: auxiliar na compra e venda de imóveis para fins de investimento;
  • Lançamentos: vender imóveis ainda em construção, com foco em potencial de valorização;
  • Imóveis comerciais: negociar espaços para empresas, escritórios e lojas;
  • Imóveis rurais: atender a demanda por propriedades agrícolas e pecuárias;
  • Mercado internacional: assessorar na compra ou aluguel de imóveis no exterior;
  • Moradias populares: auxiliar famílias de baixa renda na conquista da casa própria;
  • Consultoria imobiliária: assessorar clientes em decisões estratégicas sobre investimentos em imóveis.

O curso de corretor de imóveis é presencial ou online?

O curso de Técnico em Transações Imobiliárias pode ser feito tanto de forma presencial quanto online, dependendo da instituição escolhida.

Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens. O curso presencial oferece a oportunidade de interagir em sala de aula, enquanto o online oferece flexibilidade de horários e local de estudo.

É obrigatório fazer estágio para ser corretor de imóveis?

O estágio supervisionado é exigido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) como requisito para a obtenção do registro profissional, após a conclusão do curso TTI.

O estágio é o momento em que o(a) futuro(a) corretor(a) coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e ganha experiência, sob a orientação de um corretor de imóveis experiente.

Em São Paulo, a duração do estágio é de cerca de 100 horas, com direito a uma carteirinha provisória do CRECI/SP. 

Qual é o futuro da profissão de corretor de imóveis?

profissão de corretor de imóveis

Nos últimos anos, o mercado imobiliário está passando por uma retomada, o que ajuda a criar um cenário bastante favorável para a profissão de corretor de imóveis.

Tais condições expandem as oportunidades de carreira, embora seja importante lembrar que que o sucesso nesse campo de atuação requer dedicação contínua e o esforço de cada profissional. 

Como complementos, podemos adicionar que atenção às novas tecnologias e uma constante capacitação são outros pontos que ajudam qualquer corretor a alcançar uma carreira de sucesso, e com excelentes ganhos.

Se você quer se tornar um corretor de sucesso, faça seu curso Técnico em Transações Imobiliárias no Colégio Lapa. É online, rápido e completo: saiba mais aqui

Conclusão

Neste artigo, você conferiu onde fazer curso de corretor de imóveis, o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI): em instituições de ensino especializadas – como o Colégio Lapa. 

O curso tem duração média de 8 a 12 meses e abre as portas para a obtenção do registro no CRECI, fundamental para atuar na área. Vale lembrar que antes de adquirir o registro definitivo, é necessário cumprir um estágio supervisionado. 

Se esse conteúdo foi útil, visite o blog do Colégio Lapa para conferir outros artigos relacionados!