Entenda onde o técnico de Segurança do Trabalho pode atuar

onde o técnico de segurança do trabalho pode atuar

Você está buscando informações sobre onde o técnico de Segurança do Trabalho pode atuar? Se sim, você está no lugar certo, pois esse é o tema deste artigo!

Os técnicos nessa área são capacitados para prevenir acidentes e doenças ocupacionais em diversos ambientes de trabalho. 

Para isso, sua formação inclui legislação trabalhista, medidas de controle de riscos e primeiros socorros, entre outros temas, tudo para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Mas, afinal, onde o técnico de Segurança do Trabalho pode atuar? Quais empresas contratam esses profissionais? E quais as vantagens de investir nesse curso técnico? Continue a leitura e entenda! 

Onde o técnico de Segurança do Trabalho pode atuar?

O técnico de Segurança do Trabalho pode atuar em diversos ambientes, como indústrias, hospitais, construção civil, comércio, órgãos públicos e até mesmo em consultorias especializadas.

Na verdade, esse curso é um dos profissionalizantes que mais empregam no Brasil, segundo a Catho.

O piso salarial do TST varia de acordo com a região, o porte da empresa e a área de especialização. Aproveite e confira quanto ganha um técnico de segurança do trabalho

No estado de São Paulo, por exemplo, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintesp) define pisos diferenciados para quem atua em hospitais, engenharia, comércio, construção civil e indústria.

Confira a seguir alguns dos principais campos de atuação para esse profissional:

Construção civil

Dentro da construção civil, o TST é indispensável para prevenir acidentes e garantir que as regulamentações de segurança sejam seguidas à risca. 

Esses profissionais mapeiam perigos potenciais, promovem treinamentos de segurança e precisam se certificar de que todos os funcionários estejam equipados com os EPIs necessários – e de forma correta. 

Indústrias

As indústrias também requerem técnicos de segurança para assegurar que o maquinário e os processos não coloquem os operários em riscos – sejam eles eminentes ou graduais, como questões relacionadas à ergonomia, por exemplo.

Por isso, eles precisam observar normas regulamentadoras, inspecionar e assegurar condições de trabalho seguras e organizar simulações de emergência. Também são responsáveis por  promover a cultura de segurança entre os colaboradores.

Clínicas e hospitais

Em ambientes de saúde, os técnicos de segurança são essenciais para prevenir riscos biológicos, controlar infecções e gerenciar resíduos de forma segura. 

Esses profissionais ajudam a formular protocolos que protegem os trabalhadores da saúde e os pacientes de doenças transmissíveis e acidentes. 

Comércio e serviços

No comércio e nos serviços, a atuação dos técnicos de segurança foca em garantir um ambiente de trabalho seguro, livre de perigos de quedas, incêndios e acidentes elétricos, além de promover ergonomia no local de trabalho.

Órgãos públicos

Em prefeituras e órgãos governamentais em geral, o TST é importante no cumprimento das leis de Segurança do Trabalho em geral.

Logo, ele atua gerenciando riscos e zelando pela integridade dos servidores e usuários dos serviços públicos.

Consultoria em Segurança do Trabalho

Por fim, no campo da consultoria em Segurança do Trabalho, o técnico pode atuar tanto de forma autônoma quanto junto a empresas especializadas. 

Aqui, ele avalia e adapta os ambientes de trabalho a padrões de segurança, forma políticas de segurança customizadas e oferece treinamentos especializados. 

Além disso, auxilia empresas na implantação de normas regulamentadoras e promove uma cultura de prevenção. 

Leia também: Como e onde fazer um curso Técnico de Segurança do Trabalho EaD?

Quais as empresas contratam técnico de Segurança do Trabalho?

No Brasil, de acordo com as leis vigentes, boa parte das empresas são obrigadas a contratar técnicos para promover a saúde e a segurança dos trabalhadores. 

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) do Ministério do Trabalho e Previdência:

  • Empresas com mais de 200 funcionários: são obrigadas a ter um SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) completo, com a presença de um TST;
  • Empresas com menos de 200 funcionários: podem optar por contratar um TST de forma terceirizada ou ter um profissional interno capacitado para realizar as atividades de Segurança do Trabalho.

Logo, empresas dos mais variados setores, desde grandes construtoras até indústrias de manufatura, passando por hospitais, comércio e instituições de ensino, todas precisam desse profissional para proteger seus colaboradores, pacientes ou clientes.

Já as microempresas (até 10 funcionários) estão dispensadas dessa obrigatoriedade, mas devem seguir as normas de Segurança do Trabalho e ter um responsável pela segurança dos trabalhadores.

Vantagens de fazer curso de Segurança do Trabalho?

Investir em um curso de técnico em Segurança do Trabalho pode abrir portas para uma carreira promissora e gratificante, com diversas vantagens, como:

  • Boa demanda por profissionais: o mercado de trabalho para TSTs está em constante crescimento;
  • Boas oportunidades de salário: o salário médio de um TST varia de acordo com a região, o porte da empresa e a área de atuação, mas pode ultrapassar R$4.000,00;
  • Diversas áreas de atuação: o TST pode atuar em diferentes setores da economia, como vimos anteriormente;
  • Possibilidade de trabalhar em empresas de todos os portes: desde pequenas empresas até grandes multinacionais atuando no Brasil precisam de TSTs para garantir a segurança de seus colaboradores;
  • Contribuição para a segurança e bem-estar das pessoas: o TST tem um papel gratificante, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. 

Como se formar técnico de Segurança do Trabalho online?

O sonho de se tornar um técnico em Segurança do Trabalho pode se tornar realidade mesmo à distância! Com a modalidade de ensino a distância (EaD), você tem a flexibilidade de estudar no seu ritmo e nos seus horários, sem precisar se deslocar para um local físico.

No Colégio Lapa, com experiência de mais de 30 anos na formação de profissionais e autorização pela Secretaria da Educação e MEC, você encontra o curso técnico em Segurança do Trabalho EaD com as várias vantagens, como:

  • Validade nacional: reconhecido pelo MEC e Ministério do Trabalho, o diploma garante sua atuação em todo o país;
  • Flexibilidade: estude de onde estiver, quando quiser, com a plataforma online de fácil acesso;
  • Material didático completo: apostilas, videoaulas, exercícios e simulados para um aprendizado completo;
  • Suporte personalizado: tutoria e acompanhamento individualizado para tirar suas dúvidas e te auxiliar na jornada de aprendizado;
  • Corpo docente qualificado: professores experientes e atuantes na área.

Estude sem sair de casa no Colégio Lapa e consiga as melhores vagas de emprego! Não perca tempo e se matricule agora mesmo!

Conclusão

E então, ficou claro onde o técnico de Segurança do Trabalho pode atuar?

Esse profissional possui um campo de atuação amplo e diverso, que abrange desde indústrias e canteiros de construção civil, até hospitais, clínicas e empresas de comércio e serviços. 

Sua atuação é zelar pela saúde e bem-estar dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais em cada um desses e outros ambientes.

Se esse conteúdo foi útil, visite o blog do Colégio Lapa para conferir outros artigos relacionados!