Supletivo a distância em São Paulo: saiba como funciona!

Procurando informações sobre supletivo a distância em São Paulo? Essa modalidade de ensino é uma segunda chance para quem busca concluir o Ensino Fundamental ou Médio. 

Seja por exigências profissionais ou aspirações pessoais, o supletivo é importante para a continuidade da formação educacional de quem não teve a chance ou não conseguiu concluir os estudos no tempo regular. 

Para facilitar ainda mais, a modalidade de ensino à distância oferece a flexibilidade e facilidade que muitos precisam para estudar. Afinal, fica mais fácil conciliar a dedicação aos estudos com trabalho, família, entre outras responsabilidades. 

Neste artigo, vamos compartilhar dicas para quem deseja retomar seus estudos através do supletivo a distância em São Paulo. Continue conosco e encontre as orientações necessárias para começar. 


Como funciona o supletivo a distância em São Paulo?

O supletivo a distância em São Paulo acontece através de plataformas digitais das escolas e colégios. Nelas, os alunos exploram materiais didáticos e videoaulas interativas, mas também podem acessar o suporte presencial sempre que necessário. 

Aliás, as avaliações ocorrem nos polos presenciais, ou seja, é preciso se deslocar até a escola. No Colégio Lapa, por exemplo, o polo presencial fica no bairro da Lapa, na capital paulista. Saiba como chegar

Portanto, é de extrema importância verificar a localização dos endereços físicos antes da inscrição, afinal, você precisa ter certeza que vai conseguir comparecer quando necessário.

Agora, saiba mais sobre os dois tipos de supletivo e quanto tempo dura para concluir os estudos.

Ensino Fundamental

No ensino fundamental do supletivo a distância, o foco está na base educacional, e pode ser cursado por alunos que tenham pelo menos 15 anos de idade

Os estudantes têm acesso a aulas e conteúdos alinhados às disciplinas essenciais, e podem estudar conforme sua rotina permite. As provas finais são realizadas nos polos.

Ensino Médio 

Para o supletivo do ensino médio, o método é semelhante, com a diferença que só podem cursar essa modalidade aqueles que tenham, no mínimo, 18 anos de idade.

As avaliações finais também são presenciais e fundamentais para a certificação, que nesse caso representa o término do ciclo básico da educação. 

Quanto tempo dura o supletivo a distância em SP?

A duração do supletivo a distância em São Paulo (e em qualquer outra cidade brasileira) varia de acordo com o nível de escolaridade e com a instituição de ensino escolhida.

No Colégio Lapa, tanto o supletivo fundamental quanto o médio tem duração de seis meses por série. Dessa forma, para concluir as quatro séries do fundamental (a partir da sexta), o aluno tem, no mínimo, dois anos. Já para concluir as três séries do médio, o tempo mínimo é de um ano e meio. 

Entretanto, também existe a possibilidade do aluno fazer todas as séries do ensino fundamental ou médio em 6 meses. Para isso, basta fazer uma prova teste, que é chamada de reclassificação. Se passar, o aluno cursa somente a última série, concluindo o nível todo em apenas 6 meses.

É importante ressaltar que esses prazos são apenas estimativas. O tempo que cada aluno leva para concluir o supletivo depende do seu ritmo de estudo e da sua dedicação.

O que é preciso para se matricular no supletivo?

mulher estudando online

Para se matricular no supletivo, as regras do MEC determinam que é preciso ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Para a matrícula, é necessário apresentar documentos como RG, CPF e histórico escolar (se houver); alguns casos exigem também comprovantes de residência e fotos atuais. 

O processo de inscrição geralmente é presencial, já que permite uma análise mais completa para determinar a série correta para o aluno. 

Supletivo a distância é reconhecido pelo MEC?

O certificado de conclusão do supletivo EAD tem a mesma validade do certificado presencial, ou do ensino regular. Logo, o supletivo a distância é plenamente reconhecido pelo MEC. 

A Educação de Jovens e Adultos, ou Supletivo, é uma modalidade de ensino prevista por lei. Ou seja, é um direito dos indivíduos que não tiveram acesso, por diversos motivos, ao ensino regular na idade apropriada. 

Quem fez supletivo a distância pode entrar na faculdade?

Quem completou o EJA, seja totalmente presencial ou à distância, tem o caminho aberto para o ensino superior. 

Como vimos anteriormente, o certificado final é reconhecido pelo MEC e possui a mesma validade que o diploma do ensino regular. Com ele em mãos, os estudantes podem prestar vestibulares ou se inscrever em processos seletivos de instituições de ensino superior.

Qual o valor do supletivo a distância em São Paulo?

O investimento no supletivo a distância em São Paulo não é fixo. Na prática, ele varia conforme a escolha da instituição, se o curso é para ensino fundamental ou médio, e também conforme as condições de pagamento. 

Em média, o valor gira entre R$100 e R$300 ao mês. 

Onde fazer supletivo a distância em São Paulo?

Mulher feliz com caderno na mão

Se você mora em São Paulo e está pensando em concluir o ensino fundamental ou médio na modalidade à distância, não perca tempo e conheça o Colégio Lapa! 

Credenciado pela Secretaria de Educação de SP e com reconhecimento do MEC, o Colégio Lapa garante a validade dos certificados em todo o Brasil. 

Nosso curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) é oferecido na modalidade EAD, com a conveniência das avaliações presenciais realizadas diretamente em nosso polo. 

Nosso objetivo é oferecer uma educação acessível e de qualidade aos nossos alunos, levando em consideração suas vivências e seus conhecimentos. 

Por isso, mais de 68 mil alunos já passaram pelo Colégio Lapa, aproveitando a oportunidade de continuarem seus estudos e adquirindo os conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos.

Não perca mais tempo! Saiba como fazer a sua inscrição no supletivo à distância em São Paulo no Colégio Lapa! 

Conclusão

Em resumo, o supletivo a distância em São Paulo é um facilitador de aprendizado e crescimento para os moradores da capital e região metropolitana. 

Com opções ajustáveis a diferentes realidades e certificação reconhecida, esse método de ensino quebra as barreiras que impedem muitas pessoas de realizar seus sonhos e objetivos. 

Agora, com todas essas informações, você pode tomar a decisão que vai mudar o seu futuro: volte a estudar – com o Colégio Lapa!