Curso de avaliador de imóveis: confira tudo o que você precisa saber

Curso de avaliador de imóveis

Se você já é corretor de imóveis e está pensando em dar um passo além em sua carreira, provavelmente está considerando o curso de avaliador de imóveis, certo? Se não, deveria! 

Afinal, essa qualificação é uma forma de ampliar suas áreas de atuação dentro do mercado imobiliário e ganhar uma renda extra! 

O avaliador de imóveis é o profissional necessário para garantir a segurança e a transparência nas transações imobiliárias, determinando o valor de um bem e assessorando clientes em decisões importantes.

Quer saber mais sobre o curso de avaliador de imóveis? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa área de atuação!


Como é o curso de avaliador de imóveis?

O curso de avaliador de imóveis é uma especialização completa para corretores que buscam se aprofundar nessa área do mercado imobiliário. 

A grade curricular do curso aborda os aspectos técnicos da avaliação, legislação da profissão, documentação imobiliária e metodologias de avaliação. 

Outros tópicos são relacionados a aspectos interpessoais, como relações humanas no mercado imobiliário e estruturação de propostas de fechamento.

No Colégio Lapa, o curso de avaliador de imóveis tem a flexibilidade de poder ser realizado na modalidade de EaD, permitindo que você estude no seu ritmo e de acordo com sua rotina.

Quanto tempo dura o curso de avaliador de imóveis?

A carga horária mínima exigida no curso de avaliador seja de imóveis é de 120 horas. 

No entanto, vale lembrar que a duração total pode variar, tanto pela instituição de ensino quanto pela modalidade escolhida (presencial ou EAD).

Além disso, a dedicação do aluno ao curso também pode aumentar ou diminuir a duração total da formação. 

Quem pode fazer o curso de avaliador de imóveis?

avaliador de imóveis

Para se tornar um avaliador de imóveis e ter acesso às oportunidades dessa área de atuação, é fundamental que o candidato já atue como corretor de imóveis, e seja devidamente credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu estado.

Essa exigência se baseia na necessidade de formação prévia em transações imobiliárias, que garante que o profissional avaliador possua conhecimento técnico e prático aprofundado sobre o mercado.

Contudo, se você ainda não atua na corretagem, mas considera a possibilidade, então confira como ser um corretor de imóveis

O que é preciso para ser um avaliador de imóveis?

Para se tornar um avaliador de imóveis, é essencial adquirir uma série de conhecimentos específicos. Por isso, se matricular no curso de especialização em avaliação de imóveis é o primeiro passo. 

O Colégio Lapa oferece um curso 100% online e acessível a todos os corretores registrados no CRECI. 

Após a conclusão do curso, o próximo passo é se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) para iniciar a carreira como avaliador. 

Qual o salário de um avaliador de imóveis?

Embora tenha variações por localidade, o salário médio de um avaliador de imóveis no Brasil é de R$ 2.236,85 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, de acordo com o portal Salário

No estado de São Paulo, essa média sobe para R$ 2.562,71, para a mesma carga horária. 

Além da diferença por localidade, os valores também costumam variar de acordo com a formação, experiência do profissional e áreas de atuação.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para avaliadores de imóveis está diretamente ligado à atividade econômica e à dinâmica do setor imobiliário. E, ao que tudo indica, em 2024 teremos um mercado imobiliário próspero e resiliente.

Logo, em períodos de economia aquecida, com aumento de transações imobiliárias, a demanda por avaliações confiáveis e bem fundamentadas aumenta significativamente. 

Nesse cenário, profissionais especializados em avaliações imobiliárias encontram oportunidades em diversas situações, como financiamentos imobiliários e transações de compra e venda.

💡Leia também: Qual o melhor curso técnico para arrumar emprego rápido? Veja 7 opções

Áreas de atuação

avaliadora de imóveis

Uma das grandes vantagens de atuar como avaliador de imóveis são as oportunidades em diferentes áreas do mercado. O profissional com essa qualificação pode se destacar em:

  • Financiamentos e refinanciamentos imobiliários;
  • Avaliação de propriedades para venda e compra;
  • Avaliação para fins de seguro;
  • Avaliações fiscais;
  • Investimentos imobiliários;
  • Consultoria para desenvolvimento e planejamento urbano;
  • Leilões;
  • Avaliação para empréstimo de lastro imobiliário.

Além disso, é possível atuar de forma autônoma ou direta, em imobiliárias, incorporadoras e construtoras, realizando avaliações para fins de compra, venda, locação, financiamento e lançamento de novos empreendimentos.

Qual a diferença entre perito e avaliador de imóveis?

A diferença entre um avaliador e um perito avaliador, em resumo, é que enquanto o avaliador de imóveis tem uma atuação mais comercial, o perito é voltado para processos judiciais.

O perito judicial assume um papel mais especializado, atuando em situações que exigem análises e laudos técnicos ligados a questões legais, nesse caso, relacionadas a imóveis. 

Já o avaliador, como você já sabe, é responsável por determinar o valor de mercado de um bem, considerando fatores como localização, estado de conservação, características da propriedade e tendências do mercado. 

Onde estudar para ser um avaliador de imóveis?

Ao longo deste guia, mencionamos alguns detalhes sobre o curso de avaliador de imóveis aqui do Colégio Lapa, certo?

Para aqueles que buscam por uma educação de qualidade sem comprometer sua rotina, oferecemos cursos a distância (EaD), de forma acessível, prática e conveniente. 

Para começar seus estudos no Lapa, o processo é bem simples: 

  • Escolha seu curso e faça sua matrícula;
  • Envie os documentos necessários: RG, CPF e comprovante de escolaridade;
  • Assim que o pagamento for confirmado e os documentos enviados, você receberá acesso ao seu ambiente de estudos! 

Viu só como começar a estudar no Lapa é simples? Saiba mais sobre o curso e comece sua jornada de formação como avaliador de imóveis! 

Conclusão

Em suma, o curso de avaliador de imóveis é um caminho promissor para os profissionais do setor imobiliário expandirem suas habilidades e abrirem as portas para outras atuações dentro desse mercado. 

Com a formação adequada e o registro no CNAI, você tem um leque de possibilidades para atuar em um campo dinâmico e em constante evolução.

Se esse conteúdo foi útil, visite o blog do Colégio Lapa para conferir outros artigos relacionados!